O rádio é um dos mais populares veículos de comunicação, por isso, durante muitos anos ele foi considerado um instrumento formador de opinião. Os programas de rádio foram responsáveis por difundir a cultura popular de massas o que o governo de Getúlio Vargas soube explorar muito bem. O estilo musical difundido na era Vargas foi o samba com suas diversas paisagens. Desde o samba de exaltação que valorizava a cultura popular brasileira até o samba apologético nacionalista. Tudo isso contribuiu para a formação cultural de uma época que marcou e influenciou gerações. A “Era do Rádio” faz parte da história cultural e musical do nosso país e por isso é importante conhecer para valorizar a nossa formação musical. O rádio completou 90 anos de programação no Brasil desde a sua primeira transmissão em 1922 na cidade do Rio de Janeiro.
Com o objeto de entender a importância do rádio na divulgação e preservação do patrimônio musical e cultural do Brasil desenvolvemos durante as aulas de música com as turmas dos 5º anos matutino e vespertino, o projeto “Rádio na Escola”.
Os alunos pesquisaram sobre a História do Rádio no Brasil e sobre a importante contribuição do governo de Getulio Vargas para a popularização do rádio no nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário